-
Arquitetos: Fco. Javier Terrados Cepeda, Fernando Suárez Corchete
- Área: 2566 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: GEZE IBERIA S.R.L., TERRAZOS ANDALUCIA S.L.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a demolição do antigo Estádio Colombino, a cidade de Huelva se viu com um vazio retangular de grandes dimensões que fez necessária a tomada de decisões importantes. Os resultados de um concurso de ideias altamente competitivo levaram ao planejamento da área como uma combinação de um parque central com um perímetro de edifícios e instalações residenciais, estes últimos com limites descontínuos e imprecisos. O concurso de ideias para o Centro de Saúde, que veio muito mais tarde, levou à construção do primeiro desses edifícios, com o parque ainda nem sequer projetado.
Aproveitando a diferença de 7 metros entre o nível do bairro Isla Chica e o do futuro parque, a ideia é que o edifício surgisse como um alicerce, como um simples muro de contenção dobrado que formaria uma praça-mirante a partir da qual o bairro olharia para fora do parque. Esta nova praça também seria dotada de sombra e paisagismo para torná-la mais habitável.
A consequência para o próprio Centro de Saúde é que ele assume o caráter de uma arquitetura escavada, quase uma caverna, iluminada por pequenos pátios em contato com a rua e por clarabóias escondidas no piso. O que foi inicialmente planejado como um novo edifício na cidade se transforma nesse alicerce, em uma praça e uma passagem urbana que conectará um bairro com seu futuro parque.
A configuração interna do Centro de Saúde resulta destas premissas. Ele possui duas entradas, uma na praça superior e outra no nível do parque, que formam uma sequência pública entre as duas através da escadaria principal e do elevador do Centro. No interior, todas as circulações estão organizadas em torno de um átrio central com uma aparência decididamente subterrânea, iluminado naturalmente apenas pelos três pequenos pátios e pelas quatro clarabóias que a praça permite em sua pavimentação. O tratamento do envoltório, com suas linhas descontínuas mas suaves em seus vértices, e construído com concreto pré-fabricado texturizado em cor terra, apenas enfatiza a intenção original de fazer do edifício uma variante da paisagem anterior.